Páginas

sábado, 25 de outubro de 2014

O diapasão (Mt 16,13-20)



Quando temos um violão desafinado, normalmente chegamo-nos ao órgão e pedimos que o organista toque para nós as notas a fim de afinar o violão. Mas, e se o órgão também estiver desafinado? Corremos o risco de colocar no violão uma falsa afinação. É preciso então pegar o órgão e pedir o auxílio do piano para afiná-lo. Mas, o piano também pode desafinar, e também trompete, e o acordeon e a flauta e todos os instrumentos musicais podem desafinar.
Se isso acontecesse perderíamos o referencial do que é um DÓ, um RÉ, um MI…
Por isso e para isso existe o DIAPASÃO. O diapasão é um instrumento que não toca música alguma, mas conserva intacta a referência das notas que compõe a música. O DIAPASÃO jamais desafina. Por isso, se queremos garantir a nossa afinação é preciso conferi-la com o diapasão. Nele não há erro, não há semitom, não há desafinação.
No evangelho, Jesus, ao interrogar os seus discípulos em Cesareia de Filipe encontrou em Pedro e nos apóstolos uma FÉ assim, sem erro, correta, segura, firme, afinada com exatidão. Não por mérito dos apóstolos, mas por graça de Deus. E então, Jesus quis edificar sobre esta FÉ de Pedro e dos apóstolos a sua Igreja.
A IGREJA é o DIAPASÃO da nossa FÉ.

Nossa fé pessoal muitas vezes desafina. Nem sempre ela reconhece em Jesus «o Cristo, filho do Deus vivo» e mesmo quando reconhece, não consegue traduzir isto no concreto da vida. É preciso constantemente afinar a nossa fé. Podemos afiná-la com a fé deste ou daquele, mas corremos o risco de afinar-nos numa afinação falsa, semitonada, enfim, desafinada. Só a Igreja tem a garantia divina de que as portas do inferno, do erro, da desafinação nunca prevalecerão contra ela. Ela é o DIAPASÃO que nunca desafina e MANTÉM INTACTA A REFERÊNCIA DA FÉ.
Se queremos crescer, amadurecer, afinar a nossa fé – e é para isto que vivemos, que celebramos, que seguimos a Cristo – é preciso constantemente afinar a nossa FÉ PESSOAL com a FÉ DE PEDRO E DOS APÓSTOLOS, ou seja, com a FÉ DA IGREJA, pois só ela detém incólume a FÉ que nem a carne nem o sangue revelaram, mas o próprio Deus que está nos céus.

Um comentário:

  1. Padre, ler o que escreve é sempre um bem maior para a minha fé. Gostei de chegar aqui e encontrar matérias novas. Obrigada.

    Isabel Gomes

    http://ideasaojose.blogspot.com

    ResponderExcluir