O Catecismo da
Igreja Católica, no número 242, resume assim este tema: «No primeiro concílio
ecumênico de Nicéia, em 325 d.C., a Igreja confessou que o Filho é
‘consubstancial’ ao Pai, quer dizer, um só Deus com Ele. O segundo concílio
ecumênico, reunido em Constantinopla em 381 d.C., guardou esta expressão na sua
formulação do Credo de Nicéia e confessou ‘o Filho unigênito de Deus, nascido
do Pai antes de todos os séculos, luz da luz. Deus verdadeiro de Deus
verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai’».
Para ajudar a
compreender melhor, leia:
- João 14, 6-14;
- Catecismo da
Igreja Católica, 234-242 e 249-256.
«Quem me vê, vê o Pai»
Foi a resposta
de Jesus, no evangelho de João, ao pedido do apóstolo Filipe: «Senhor,
mostra-nos o Pai!». «O modo tipicamente cristão de considerar Deus passa sempre
através de Cristo. É Ele o Caminho, e ninguém vai ao Pai senão por meio d’Ele.
[...] Cristo, o Filho predileto, é por excelência o revelador do Pai. O
verdadeiro rosto de Deus é-nos revelado só por Aquele que ‘está no seio do
Pai’. A expressão original grega do Evangelho de João (cf. 1, 18) indica uma
relação íntima e dinâmica de essência, de amor, de vida do Filho com o Pai» (João Paulo II, Audiência Geral de 20 de setembro de
2000). O diálogo
entre Jesus e Filipe destaca a relação de profunda intimidade entre Jesus e o
Pai: não se pode conhecer Um sem o Outro. Para o Papa Bento XVI, «estas
palavras são as mais nobres do evangelho de João» (Audiência Geral de 6 de setembro de 2006). Mas não é fácil captar tudo que é dito. Os
apóstolos também tiveram dificuldade em perceber esta essência de Deus revelado
em Jesus Cristo. O mesmo sucedeu nos primeiros anos do cristianismo. Aliás,
ainda hoje é preciso a abertura à fé para acolher a totalidade deste mistério
divino.
Ao longo dos
tempos, para tentar dizer o indizível do mistério da Santíssima Trindade, «a
Igreja teve de elaborar uma terminologia própria, com a ajuda de noções de
origem filosófica: ‘substância’, ‘pessoa’ ou ‘hipóstase’, ‘relação’, etc. Ao
fazer isto, a Igreja não sujeitou a fé a uma sabedoria humana, mas deu um
sentido novo, inédito, a estes termos, chamados a exprimir também, desde então,
um mistério inefável, ‘transcendendo infinitamente tudo quanto podemos conceber
a nível humano’» (Catecismo da Igreja Católica, 251).
Consubstancial ao Pai
O termo
«consubstancial» é a tradução da palavra grega «homoousios» que designa a mesma
(«homo») substância ou essência («ousios»); assim, afirmamos que o Filho e o
Pai possuem a mesma substância. Esta expressão colocada no «Credo» é uma
resposta clara ao arianismo (cf. catequese 10): uma heresia (falsa doutrina)
que defendia que Jesus Cristo não era Deus, mas apenas uma criatura que atingiu
uma perfeição especial. O Concílio de Niceia (325 d.C.) reafirmou a plena
identidade divina do Filho e do Pai. «Daí, a acumulação, pelos Padres de Nicéia,
de expressões convergentes, não-escriturísticas, que tiveram de ser
acrescentadas ao Credo da Igreja e do seu batismo. Mesmo o consubstancial ao
Pai, o homoousios com traduções hesitantes, não foi inserido por causa da
significação clara que poderia ter tido anteriormente num sistema filosófico
admitido por todos. As precisões filosóficas sobre a natureza ou a substância
só virão cinquenta ou cem anos mais tarde, com os grandes bispos teólogos: S. Basílio
Magno († 379); S. Gregório Nazianzeno († 390); S. Gregório de Nissa († 394) no
Oriente e, no Ocidente, S. Agostinho de Hipona († 430). Santo Ambrósio
conta-nos que a palavra ‘consubstancial’ só foi adotada em Nicéia — quando
outras assembleias de bispos a tinham julgado suspeita — porque tinha sido
abertamente rejeitada por Ario e os seus» (Ph. Ferlay, J.-N. Bezançon, J.-M.
Onfray, «Para compreender o Credo», ed. Perpétuo Socorro, Porto 1993, 69). Para
reforçar a verdadeira doutrina, os Concílios seguintes (Constantinopla e
Calcedônia) insistiram nos termos acrescentados no Concílio de Nicéia (cf. catequeses
10 a 12). A expressão — «consubstancial ao Pai» — que encerra esta temática,
defende que Jesus Cristo não é uma criatura especial, mas é Deus, faz parte de
Deus, é gerado em Deus e possui a mesma essência de Deus. Ao contrário do que
diziam os defensores do arianismo não está em causa o monoteísmo (um só Deus).
O Pai e o Filho, com o Espírito Santo, constituem a Trindade de Um único Deus:
um só Deus em três Pessoas.
Apesar de todas
estas fórmulas, é importante recordar que as palavras do Credo não impedem a
busca das melhores expressões para dizer Deus. A linguagem (ontem como hoje)
será sempre imperfeita, incapaz de explicar a plenitude do mistério de Deus.
(adaptado do www.laboratoriodafe.net)
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