Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Catequese é iniciação à vida cristã

Catequizar é conduzir pessoas e comunidades bem situadas histórica e culturalmente a responder o que é ser cristão hoje, numa linguagem significativa, a partir de Jesus Cristo e das primeiras respostas formuladas no Novo Testamento e, mais tarde, nos Símbolos da Fé (Credos). É iniciação gradual à vida de uma comunidade chamada a “viver pelo Espírito de Cristo, o Filho de Deus”, o que significa afirmar que Outro ser dentro de nós está vivendo a nossa vida, dando-lhe um sentido que transcende todas as aspirações humanas, através dele olhamos o mundo e nele o mundo nos é oferecido e confiado como tarefa e missão.
Objetivo último da catequese é preparar a “experiência”, sempre pessoal e singular, embora sempre no seio de uma comunidade evangelizadora, do encontro com Deus em Jesus Cristo.
Iniciar à vida na comunidade cristã é iniciar a uma vida de relação íntima com o Mistério do próprio Deus revelado em Jesus Cristo, que abre novas formas de relacionamento com o irmão e com o mundo. Essa é a força e o atrativo da Palavra que deve ressoar nas palavras da catequese, palavras que giram sempre em torno à evocação da memória de Jesus. Essa força, que é o sopro do Espírito, lembrando e atualizando as palavras de Jesus, levou muitos dos iniciados na vida guiada pelo Espírito de Cristo a enfrentar corajosamente a perseguição e a morte, para não perder uma vida, que ao revelar-se como vida de Deus no coração humano, revela-se como vida eterna.

2 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber o significado dessa imagem (cruz e a mão segurando a lamparina).
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. É a logomarca da Pastoral Catequética da Diocese da Campanha, no sul de Minas Gerais.
    A cruz é o sinal por excelência do cristão. A lâmpada é símbolo da fé, que precisa ser alimentada e cuidada, tarefa com a qual a catequese colabora. As mãos simbolizam cada catequizando em seu protagonismo. Ele é o cuidador e alimentador da sua fé e é com ele que a catequese colabora.

    ResponderExcluir