Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Eco da Palavra – XXIV Dom. do Tempo Comum (11/09/2011) – Mt 18, 44-52


Depois de lermos os Sermões da Montanha (Mt 5-7), Apostólico ou Missionário (Mt 10) e Parabólico (Mt 13), agora estamos no quarto grande sermão do Evangelho de Mateus: o Sermão ou Discurso Eclesiológico (Mt 18), onde o evangelista compila os ensinamentos de Jesus sobre a vida na comunidade eclesial.
Domingo passado o ensinamento era sobre a co-responsabilidade dos batizados quanto à salvação. Jesus nos ensinou a fazer todo o possível para que os irmãos que erram retomem o bom caminho, o caminho da salvação. E o profeta Ezequiel nos alertou para não nos omitirmos, pois isto poderia complicar a nossa própria salvação (Cf. Ez 33,7-9).
Nesta semana, Jesus nos dá mais um ensinamento quanto à nossa convivência eclesial: é sobre o PERDÃO.

domingo, 4 de setembro de 2011

Um testemunho eloqüente de fé em meio a uma sociedade descristianizada


Em meados do mês de agosto, juntamente com alguns jovens de nossa paróquia, tive a oportunidade de viver em Madri, na Espanha, a 26ª Jornada Mundial da Juventude: um encontro de 2 milhões de jovens de todo o mundo com o sucessor de Pedro, Sua Santidade o Papa Bento XVI.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a realidade laica, secularista, descristianizada em que vive a Espanha e, de certo modo, toda a Europa.